Querida e querido fotógrafo,
Convido você a explorar comigo um cantinho belíssimo do Brasil: Ilha do Ouro, localizada em Sergipe, o menor estado do Nordeste.
Vou te levar à “Ilha do Ouro”, um lugar fora do eixo turístico, longe das praias e do carnaval. Apesar do nome, não é uma ilha, mas uma charmosa vila rural do sertão sergipano, às margens do rio São Francisco, esse grande rio carinhosamente chamado pelos locais de Velho Chico.
E não, não há ouro, mas há verdadeiros tesouros: paisagens, pessoas acolhedoras, rostos e histórias marcadas por lutas pela terra que conheço há mais de 30 anos.
São esses “tesouros” que cada participante vai transformar em um projeto fotográfico pessoal.
Com essa viagem fotográfica, que vai além dos estereótipos, quero compartilhar minha paixão por esta terra e por seu povo. Partindo da capital Aracaju, viveremos uma imersão cultural através da hospitalidade calorosa das famílias de Ilha do Ouro. Conheceremos agricultores, criadores, pescadores e líderes comunitários e … pessoas simples e carinhosas.
Passaremos um dia navegando pelo majestoso Rio São Francisco, fotografando e nos refrescando. Visitaremos o mercado típico de Porto da Folha. E de Ilha do Ouro, vamos conhecer a comunidade quilombola de Mocambo e a comunidade indígena de Ilha de São Pedro.
Vamos absorver a essência desta terra grandiosa — o sertão — tema recorrente em escritores como Jorge Amado e Graciliano Ramos. Teremos que enfrentar o maior problema : não vamos querer largar esta terra.
Por que esta viagem não é apenas uma “viagem fotográfica”: será uma experiência humana e fotográfica única, onde as emoções e os encontros estarão no centro das suas imagens.
Graças a uma relação próxima com os moradores e a minha experiência profissional, vamos:
Criar um vínculo profundo e inesquecível com as pessoas;
Entender a dinâmica socioeconômica de uma região rural;
Conhecer uma cultura em risco de desaparecer por causa do êxodo urbano;
Crescer como fotógrafos e como pessoas;
Realizar um projeto fotográfico único e memorável.
Que tipo de fotos faremos?
Ilha do Ouro é uma pequena vila de algumas centenas de habitantes às margens do Velho Chico. É um lugar de grande beleza, humanidade e história — palco de conflitos agrários há décadas. Seus moradores são pescadores, agricultores e trabalhadores informais.
Cada participante, hospedado por uma família local, desenvolverá sua própria abordagem: retratos ambientais, paisagens rurais e fluviais, cenas do cotidiano (trabalho, mercado, infância) ou um olhar mais pessoal e poético.
Antes da viagem, faremos uma reunião virtual no Zoom para preparar todos os aspectos práticos, culturais e fotográficos, e tirar dúvidas.
Vamos nessa!
Luisa, a menina e o fogão … trinta anos depois.